A 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada entre os dias 17 e 25 de agosto no Hangar Centro de Convenções, foi palco de uma rica programação cultural que homenageou a mestra Iracema Oliveira e o poeta Juraci Siqueira. Nesse contexto, a Biblioteca da Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro marcou presença com uma participação especial no Sarau da Paz, no dia 23 de agosto.

O Sarau da Paz foi um verdadeiro show de talentos, reunindo jovens artistas de diversas Usinas da Paz. Entre as diversas apresentações musicais, poesias e performances artísticas, destacou-se a do jovem Alex Wenderson Tavares Dias, convidado especial da Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro. Com sua voz marcante e violão afinado, Alex interpretou um emocionante soneto musical de sua autoria, que celebra a beleza e a importância da Amazônia e da Ilha de Marajó. Sua apresentação, alinhada com as Vozes da Poética e do Imaginário da Feira, conquistou o público e recebeu diversos elogios.

Darcy Barroso, um dos espectadores, expressou sua admiração por Alex: “O Alex Wenderson Tavares Dias merece reconhecimento, pois é um talento que se revela do Bairro do Icuí para o mundo globalizado.” Emocionado com a receptividade, Alex declarou: “É uma honra imensa poder apresentar minha música aqui na Feira Pan-Amazônica, especialmente representando a Usina da Paz. A Amazônia é a minha inspiração e a Ilha de Marajó é a minha casa. Compartilhar essa paixão com o público é um sonho realizado.”

A participação da Usina da Paz na Feira Pan-Amazônica demonstrou a força da rede de unidades e a qualidade da formação artística e cultural oferecida por essas instituições. Além de promover a cultura e o talento local, a Usina da Paz contribui para a valorização da diversidade cultural da Amazônia.”