No último sábado, 18, a Biblioteca da Usina da Paz Prof. Amintas Pinheiro foi palco de um encontro que despertou a imaginação e explorou os limites da ficção científica: o 4º Encontro do Clube HQ. Com o tema instigante do “Amazofuturismo”, o evento atraiu entusiastas de histórias em quadrinhos, ficção especulativa e cultura amazônica, promovendo um diálogo interdisciplinar entre arte, literatura e ciência.

A partir das 9h, os participantes foram convidados a mergulhar em um universo de possibilidades, onde a riqueza cultural da Amazônia se mescla com elementos futuristas e imaginativos. O encontro, marcado por debates, palestras e atividades interativas, proporcionou uma jornada única através de cenários alternativos e narrativas inovadoras.

O Amazofuturismo, como tema central, abriu espaço para reflexões sobre o papel da região amazônica no contexto das transformações globais, explorando tanto suas potencialidades quanto seus desafios. Por meio das lentes da ficção científica, os participantes puderam vislumbrar futuros possíveis, questionar paradigmas e imaginar soluções criativas para questões ambientais, sociais e culturais.

O Clube HQ, conhecido por sua dedicação à promoção da cultura dos quadrinhos e da literatura fantástica, demonstrou mais uma vez sua capacidade de criar espaços de encontro e aprendizado para seus membros e para a comunidade em geral. A Biblioteca da Usina da Paz Prof. Amintas Pinheiro, como parceira nesse evento, reafirmou seu compromisso em ser um centro de disseminação do conhecimento e da criatividade.

Durante o encontro, foram exploradas obras e autores que se destacam no cenário do Amazofuturismo, bem como suas influências e desdobramentos na cultura popular e na produção artística contemporânea. Os participantes foram convidados a contribuir com suas próprias ideias e visões, enriquecendo assim o debate e ampliando os horizontes criativos de todos os presentes.

Ao final do evento, ficou evidente que o Amazofuturismo não se limita a uma simples especulação sobre o futuro, mas representa uma poderosa ferramenta de reflexão e engajamento com as questões prementes de nosso tempo. O 4º Encontro do Clube HQ na Biblioteca da Usina da Paz Prof. Amintas Pinheiro foi mais do que um evento cultural; foi um convite para imaginar, criar e transformar o mundo ao nosso redor.