Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a Biblioteca em parceria com outras secretarias promoveu uma manhã de atividades interativas e informativas voltadas à valorização, ao respeito e à proteção dos idosos da comunidade. A programação contou com jogo educativo, aula de dança com personal trainer, palestras temáticas e distribuição de material informativo.
Com o objetivo de sensibilizar a população e combater práticas de violência física, psicológica e institucional contra o público idoso, a ação buscou aliar informação e bem-estar. O jogo interativo envolveu os participantes em dinâmicas sobre direitos, cuidado e cidadania, promovendo o aprendizado de forma lúdica. Na sequência, uma animada aula de dança proporcionou movimento, alegria e incentivo à saúde física e mental.
Especialistas convidados conduziram palestras com foco na prevenção da violência, orientação sobre canais de denúncia e fortalecimento dos vínculos familiares. Durante toda a atividade, foram distribuídos flyers com informações úteis e acessíveis, reforçando a importância da rede de apoio e do respeito às pessoas idosas.
A ação reafirma o papel da Usina da Paz como espaço de promoção dos direitos humanos e de fortalecimento comunitário. “Mais do que alertar, queremos empoderar nossos idosos e promover uma cultura de cuidado coletivo”, destacou uma das organizadoras do evento.