No dia 22 de agosto, a Biblioteca da Usina da Paz da Terra Firme foi palco de uma animada celebração do Dia do Folclore. A programação foi especialmente planejada para as crianças, com atividades que promoveram o conhecimento e a valorização das lendas e mitos brasileiros.

Pela tarde, as crianças participaram de uma oficina de Isogravura, onde aprenderam a criar gravuras inspiradas nos icônicos personagens do folclore brasileiro. As figuras do Boto, da Mula sem Cabeça, do Saci, da Iara e do Boitatá ganharam vida em blocos de isopor, que depois foram impressos em papel, resultando em verdadeiras obras de arte. A atividade não apenas estimulou a criatividade, mas também proporcionou um momento de aprendizado sobre as histórias e simbolismos de cada personagem. A oficina foi ministrada pelo Assistente Cultural Victor Sarges:

“Comemorado no dia 1° de agosto, o dia do poeta da literatura de cordel é de grande importância cultural brasileira. Com características visuais e literárias únicas, a literatura de cordel se propagou em grande escala pelo território nordestino, técnica essa que mescla poemas com artes em xilogravura (gravura em madeira), e apesar de ter sido fortemente popularizada apenas no nordeste, a xilogravura pode ser encontrada em outras regiões do Brasil, como na região amazônica, e em homenagem ao dia do folclore comemorado no dia 22 de agosto, foi realizada na Brinquedoteca da Usina da Paz da Terra Firme a Oficina de Isogravura com temática folclórica, a oficina adapta a xilogravura que ao invés do uso de placas de madeira foram usadas placas de isopor, buscando a facilitação do acesso das crianças a técnica e estimulando a imaginação delas a criação de suas próprias versões das criaturas fantásticas”

Após a oficina, foi realizada uma sessão de filme que explorou ainda mais o universo folclórico. O Filme Além da Lenda, traz a história dos folclores brasileiros para a telas. O filme conta que uma vez por ano, a cada Dia do Saci, 31 de Outubro, também conhecido como “Dia das Bruxas”, é revelado o livro sagrado que reúne todas as lendas do Brasil. Mas nessa data de Saci/Halloween, outros seres místicos de outros países vem para o país, onde pretendem roubar o livro e as lendas.

As crianças se encantaram com a animação, mergulhando profundamente nas narrativas tradicionais que fazem parte da cultura brasileira.

Ao final da programação, foram distribuídos brindes especiais para as crianças que mais se destacaram durante as atividades. O evento, além de lúdico, reforçou a importância de manter viva a cultura popular e os saberes tradicionais, passando-os adiante para as novas gerações. A Biblioteca da Usina da Paz da Terra Firme é um espaço de aprendizado, cultura e convivência comunitária.

Veja um pouco mais da nossa programação no vídeo a seguir:

🎥: Márcio Monteiro.

Compartilhar: