No último dia 21 de agosto, em celebração ao Dia do Folclore, a Usina da Paz da Terra Firme promoveu uma oficina especial com o tema “Jogos e Artes Indígenas”. A atividade, que fez parte da programação do Dia do Folclore, valorizando a cultura popular brasileira, reuniu crianças, jovens e adultos em uma manhã de aprendizado e imersão nas tradições indígenas.
A oficina foi conduzida por Renan Souza e Júlio de Paula, estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará e integrantes do Clube HQ – um grupo de bate papo de história em quadrinhos -, compartilharam seus conhecimentos e práticas culturais com os participantes. O Clube HQ tem interesse em apresentar a temática dos povos indígenas, realizando uma atividade de corte e colagem com as crianças presentes e por fim, a apresentação e jogabilidade do jogo intitulado “Huni Kuin: os caminhos da jiboia”. O jogo foi idealizado pelo antropólogo Guilherme Meneses, de 27 anos, doutorando em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, que também trabalha com o desenvolvimento de jogos de tabuleiro e de cartas.
Os momentos de interação foram marcados pela troca de saberes e pelo respeito mútuo pela cultura Indígena. Os participantes não só conheceram novas brincadeiras e formas de expressão artística, mas também puderam refletir sobre a importância da preservação dessas culturas e do respeito aos povos indígenas.
Para finalizar a oficina, os participantes ganharam brindes, Histórias em Quadrinhos para terminar com chave de ouro.
A oficina “Jogos e Artes Indígenas” foi uma maravilhosa experiência, proporcionando uma vivência única e enriquecedora. Ao final da atividade, ficou claro para todos que as tradições indígenas não são apenas parte do passado, mas sim elementos vivos e essenciais para a formação da identidade cultural brasileira.