No último dia 21 de junho, a biblioteca foi palco para a finalização do curso de Agente Multiplicador em Educação para o Trânsito, promovido pelo Detran. O evento contou com a participação da Pedagoga Adna Lopes e da Estagiária Andria Valadares.

Para marcar essa ocasião especial, foram realizadas apresentações de poesia e teatro, que trouxeram um toque artístico e reflexivo ao curso. As performances foram elaboradas pelos próprios alunos, com o objetivo colocar em prática os que aprenderam durante o curso.

A Estagiária e a Pedagoga da Biblioteca participaram do curso que teve duração de uma semana e participaram ativamente de todas as atividades. Segundo Adna Lopes:

“O curso, realizado na Usina da Paz – Terra Firme entre 17 e 21 de junho, foi de grande importância para a formação dos participantes. Além de novos conhecimentos sobre educação no trânsito, o curso enfatizou a importância da ética, da cidadania e da responsabilidade individual para a segurança nas ruas. A experiência proporcionou reflexões sobre o comportamento no trânsito e o papel de cada um na construção de um ambiente mais seguro. Essa bagagem, somada à vivência na brinquedoteca da Usina da Paz, abre a oportunidade para que os participantes se tornem multiplicadores dos princípios da educação no trânsito dentro da unidade”

O encerramento do curso foi realizado na biblioteca foi um momento de total reflexão, evidenciando o impacto positivo da educação no trânsito na vida dos cidadãos. Através das apresentações culturais, foi possível reforçar a mensagem de segurança e responsabilidade, essenciais para a construção de um trânsito mais seguro e humano. Contamos com a presença e fala final de Renata Cardoso, representando a Diretora da Usina da Paz e a entrega dos certificados aos participantes do curso.

Essa iniciativa do Detran, aliada ao empenho dos educadores e alunos, demonstra o poder transformador da educação e da cultura, reforçando o compromisso com um futuro mais seguro e consciente para todos.

Compartilhar: