O Dia da Consciência Negra é uma data importante que busca promover a reflexão sobre a história, cultura e contribuições dos afrodescendentes. Celebrado em 20 de novembro no Brasil, a data marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um símbolo da resistência contra a escravidão.

Na Usina da Paz de Parauapebas/PA, realizamos na biblioteca infantil uma semana de eventos em alusão ao dia da Consciência Negra, em que a ideia por trás dessa data é criar uma consciência coletiva sobre a importância da cultura afro-brasileira na formação da sociedade e reconhecer os desafios enfrentados pela população negra ao longo da história. É um momento para combater o racismo, promover a igualdade e valorizar a diversidade cultural. Eventos culturais, palestras, debates e atividades educativas são comuns nesse dia, visando a conscientização e o respeito à pluralidade étnica.

A literatura escolhida para este evento foi o livro “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado. A trama do livro gira em torno de uma menina negra que fica curiosa ao ver um coelho branco muito bonito. Ela deseja ter um coelhinho da mesma cor, mas percebe que sua pele é diferente. Então, ela começa a perguntar às pessoas ao seu redor como fazer para ter um filho “daquele jeito”.

A história aborda de maneira delicada a diversidade e promove a aceitação de quem somos, independentemente de nossas diferenças externas. Além disso, destaca a beleza e importância da diversidade étnica.