A Festa Junina na UsiPaz Jurunas/Condor é uma celebração muito animada e estar se tornando tradicional. Embora seja uma festa de origem nordestina, a festividade junina foi adotada e adaptada de maneira única na região Norte do Brasil, especialmente em Belém, capital do Pará.

Durante a festa junina, as pessoas se reúnem em comunidades, escolas, igrejas e espaços públicos para celebrar com danças típicas, como as quadrilhas, que são coreografias tradicionais que contam histórias caipiras com personagens como o noivo, a noiva, o padre e os caipiras. Além das quadrilhas, há também apresentações de carimbó, que é um ritmo e dança típicos da região amazônica.

As comidas típicas são outro ponto alto das festas juninas, com destaque para pratos como o vatapá, maniçoba, tacacá, além dos quitutes tradicionais como canjica, pamonha, milho cozido e doces variados feitos com ingredientes regionais. Uma oportunidade para celebrar as tradições culturais locais, reunir amigos e familiares, e desfrutar da rica gastronomia e música típicas da região.

As festas juninas são repletas de curiosidades interessantes que refletem suas origens, tradições e popularidade cultural. Aqui estão algumas curiosidades:

1. Origem Cristã e Pagã: As festas juninas têm suas raízes em celebrações cristãs dedicadas a São João, Santo Antônio e São Pedro, que ocorrem próximas ao solstício de verão no hemisfério norte. Elas também incorporam elementos de festividades pagãs ligadas à celebração da colheita.
  2. Quadrilhas: As quadrilhas são uma das principais atrações das festas juninas no Brasil. Elas são danças folclóricas em que os participantes se vestem com trajes típicos e seguem uma coreografia que simula um casamento caipira, com direito a noivo, noiva, padrinhos e outros personagens.
  3. Comidas Típicas: As festas juninas são famosas por suas comidas típicas, que incluem pipoca, paçoca, pé-de-moleque, canjica, pamonha, milho verde cozido, além de pratos regionais como o arroz doce, o bolo de milho e o quentão.
  4. Fogueiras: As fogueiras são um elemento tradicional das festas juninas, simbolizando o calor do solstício de verão e também servindo como um símbolo de purificação e renovação.
  5. Balões: Em algumas regiões do Brasil, é comum soltar balões durante as festas juninas. Essa prática, no entanto, é controversa devido aos riscos de incêndio e ao impacto ambiental.
  6. Festas pelo Brasil: As festas juninas são celebradas em todo o Brasil, com algumas variações regionais nas tradições, músicas e comidas.
  7. Casamento na Roça: Além das quadrilhas, outra atividade popular nas festas juninas é o “Casamento na Roça”, uma encenação divertida e caricata de um casamento tradicional, com personagens exagerados e situações cômicas.

Essas são apenas algumas das curiosidades que tornam as festas juninas uma das celebrações mais queridas e características da cultura brasileira.

“Olha, quem tá fora quer entrar. Mas quem tá dentro não sai”

Dominguinhos