Este espaço convida você a mergulhar nas histórias vivas do bairro de Jurunas, contadas por quem constrói este território com coragem, afeto e resistência.
Nos caminhos da memória, o visitante pode escutar, por meio de telefones antigos, trechos de entrevistas com moradores e moradoras que relembram lutas por moradia, festas populares, enchentes, a relação com o rio, afetos e contiadianos do Distrito D’água. Essas narrativas nos conectam a uma cidade viva, feita de encontros, águas e memórias. A exposição é fruto do envolvimento direto da comunidade – desde a equipe de curadoria até às vozes que aqui ecoam.
A experiência vivenciada na exposição Cantinho da Memória do Jurunas também foi registrada pela Bibliotecária Surama Andrade, pela estagiária de Biblioteconomia Flávia Matos da Usina da Paz Jurunas/Condor, que produziram um vídeo relatando suas impressões e sentimentos diante da imersão proporcionada pelo espaço.
Ficha técnica do Projeto: Cantinho da Memória do Jurunas: Circuito Maré Lançante. Curadoria e Produção: Ruth Ferreira, Tamires de Figueiredo Pinheiro, Gleidson Ferreira, Jean Ferreira Emanuelly Silva, Ian Ferreira, Angey Darling Soares. Mediação de Renan Souza.