A Brinquedoteca como Espaço de Inclusão: A Fonoaudiologia como Ponte entre Comunicação, Cultura e Cidadania na Usina da Paz Jurunas/Condor
A comunicação é um direito humano fundamental e está diretamente relacionada ao exercício pleno da cidadania, à inclusão social e ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Nesse contexto, a atuação da fonoaudiologia em espaços não convencionais, como brinquedotecas, representa uma estratégia inovadora e eficaz para ampliar o acesso a práticas de estimulação da linguagem, da comunicação e da expressão oral, principalmente em comunidades que enfrentam desafios socioeconômicos e culturais, como o bairro do Jurunas e bairro da Condor em Belém do Pará.
A Usina da Paz Jurunas, enquanto equipamento público de promoção da cidadania, inclusão social e valorização cultural, surge como cenário propício para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares que articulem a saúde, a educação e a cultura. A partir dessa perspectiva, a parceria com a Fundação Cultural do Pará (FCP) e a implantação de ações de fonoaudiologia inclusiva na brinquedoteca da Usina da Paz representa uma proposta concreta de democratização do acesso aos serviços de promoção da comunicação humana, potencializando o brincar como ferramenta de inclusão e desenvolvimento.
A brinquedoteca, além de ser um espaço de lazer e diversão, é também um ambiente terapêutico, educativo e socializador. Ela permite que as crianças, por meio do brincar livre e dirigido, desenvolvam habilidades comunicativas, cognitivas, motoras e socioemocionais. Inserir práticas de fonoaudiologia nesse ambiente significa, portanto, romper com modelos tradicionais de intervenção, levando o cuidado com a comunicação para espaços de convivência comunitária, onde as crianças se sentem acolhidas e estimuladas a expressar-se em sua totalidade.
Mais do que atender crianças com alterações específicas de linguagem, voz, fala ou audição, o projeto busca construir uma cultura de inclusão comunicacional, onde todas as formas de expressão sejam respeitadas e valorizadas. Assim, ações como rodas de histórias acessíveis, jogos interativos adaptados, oficinas de expressão corporal e vocal, entre outras atividades, contribuem para fortalecer a autoestima, a autonomia e o protagonismo infantil, alinhando-se às políticas públicas de inclusão e diversidade defendidas pela FCP.
Ao integrar a fonoaudiologia, a brinquedoteca, a cultura e a educação popular, o projeto na Usina da Paz Jurunas/ Condor propõe-se a ser um espaço vivo de escuta, diálogo e construção coletiva de saberes. Trata-se, sobretudo, de reconhecer o brincar como um direito, a comunicação como uma ponte e a cultura como caminho para uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.