Na manhã desta terça-feira (25), a Biblioteca da Usina da Paz Icui Guajará foi palco de uma enriquecedora roda de conversa dedicada ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama. O evento contou com a presença marcante de Rita Costa, que compartilhou sua experiência pessoal sobre o autoexame e o processo de tratamento do câncer.

Rita Costa, uma verdadeira inspiração, detalhou de forma emocionante a importância do autoexame na detecção precoce do câncer de mama, destacando como essa prática pode salvar vidas. Seu relato sobre o tratamento trouxe à tona não apenas a resiliência e a força necessárias, mas também a esperança e o apoio que a comunidade pode oferecer em momentos desafiadores como esse.

A Bibliotecária Darci enriqueceu a discussão ao relacionar a atividade com a ODS 03 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 03), que foca na promoção da saúde e bem-estar para todas as idades. Ela ressaltou a importância de se buscar uma vida saudável, enfatizando que a prevenção é um pilar essencial para atingir esse objetivo.

A Pedagoga Tatiane também contribuiu com sua reflexão sobre a importância do autoconhecimento e autocuidado. Ela ressaltou como compreender o próprio corpo e adotar práticas de cuidado consigo mesmo são passos fundamentais para uma vida plena e saudável.

A roda de conversa não apenas proporcionou informações cruciais sobre a prevenção do câncer de mama, mas também promoveu uma atmosfera de apoio e solidariedade entre os presentes. O evento exemplifica o papel vital que a Biblioteca da Usina da Paz Icui Guajará desempenha como um espaço de educação, informação e apoio à comunidade.

Agradecemos a participação de todos os envolvidos e encorajamos a continuação dessas discussões e práticas de prevenção em prol da saúde e bem-estar de todos. O Outubro Rosa continua sendo um momento crucial para disseminar conhecimento e promover a importância da detecção precoce do câncer de mama.