No vibrante ambiente da Biblioteca da Usina da Paz Prof. Amintas Pinheiro, uma atmosfera de criatividade e conexão encheu o ar no dia 24. Era o cenário perfeito para a realização de uma oficina especial: Contação de Histórias voltada para jovens autistas e neurodiversos, com idades a partir de 15 anos.

Sob a orientação cuidadosa de nossos facilitadores, cada história se tornou mais do que apenas palavras; elas se transformaram em portais para aventuras imaginativas, repletas de cores, sons e emoções. Nosso objetivo não era apenas entreter, mas sim criar um espaço acolhedor onde todos pudessem se expressar livremente e mergulhar em narrativas que os transportassem para lugares distantes e imaginários.

Com técnicas adaptadas e sensibilidade, exploramos um vasto repertório de histórias, desde contos tradicionais até narrativas contemporâneas, garantindo que cada participante encontrasse uma história que ressoasse com sua própria jornada pessoal. Foi uma experiência de inclusão, onde cada voz, cada gesto, foi celebrado como parte integrante da tapeçaria única que é a nossa comunidade.

Enquanto as histórias se desdobravam, pudemos testemunhar sorrisos brotando nos rostos, olhos brilhando com o fascínio do desconhecido e corações se abrindo para a magia das palavras. A biblioteca se transformou em um espaço sagrado de imaginação compartilhada, onde as barreiras entre o mundo real e o mundo das histórias se tornaram cada vez mais tênues.

Ao final da oficina, não eram apenas histórias que havíamos compartilhado, mas sim laços de amizade e compreensão mútua que haviam sido fortalecidos. Cada participante partiu com um novo tesouro em sua bagagem emocional: o conhecimento de que eles são amados, aceitos e valorizados exatamente como são.

Na Biblioteca da Usina da Paz, estamos comprometidos em abrir portas para todos os membros de nossa comunidade, independentemente de suas diferenças. E esta oficina foi apenas o primeiro passo de muitas jornadas emocionantes que esperamos compartilhar juntos no futuro.