No último dia 20 de fevereiro, a Biblioteca da Usina da Paz Icuí Guajará abriu suas portas para uma tarde de celebração à história e à arte das mulheres que marcaram a Amazônia colonial. A oficina “Mulheres da Amazônia Colonial: Artes, Colagem e Pintura” reuniu um público diverso, ávido por aprender e homenagear as figuras femininas que deixaram um legado marcante na região.

A partir das 15 horas, o espaço da biblioteca se transformou em um verdadeiro laboratório de criatividade e reflexão histórica. Sob a orientação de artistas locais e historiadoras, homens e mulheres de todas as idades se reuniram para explorar a vida e a obra de mulheres importantes da história amazônica, por meio da arte da colagem e da pintura.

Com imagens, documentos históricos e materiais artísticos à disposição, os participantes mergulharam em um universo de descobertas. Desde as guerreiras indígenas que lutaram bravamente contra a colonização até as mulheres negras que deixaram sua marca na cultura local, cada figura histórica foi apresentada em detalhes, inspirando os presentes a criar suas próprias obras em homenagem a elas.

A técnica da colagem, tão versátil e expressiva, foi o meio escolhido para essa homenagem. Recortes de jornais antigos, fotografias e tecidos coloridos se transformaram em composições únicas, retratando a força, a beleza e a resiliência das mulheres da Amazônia colonial. Enquanto colavam e pintavam, os participantes compartilhavam histórias e experiências, enriquecendo ainda mais o ambiente.

“É emocionante ver como a arte pode ser uma poderosa ferramenta de resgate histórico e de valorização da nossa cultura”, comentou Júlia, uma das participantes. “Essa oficina não apenas nos permitiu criar algo bonito, mas também nos fez refletir sobre o papel fundamental das mulheres na construção da nossa identidade amazônica.”

Ao final da tarde, as mesas estavam repletas de obras singulares, cada uma contando uma parte da rica história das mulheres da região. Desde retratos delicados de líderes indígenas até representações abstratas de lutas e conquistas, as colagens e pinturas refletiam a diversidade e a riqueza cultural da Amazônia.

Para a equipe da Biblioteca da Usina da Paz Icuí Guajará, a oficina foi um sucesso não apenas pela produção artística, mas principalmente pela troca de conhecimento e pela reflexão gerada entre os participantes. “Queremos continuar promovendo eventos como esse, que unem arte, história e comunidade em um só lugar”, afirmou Eder Moraes.

Com o encerramento da oficina, fica o convite para todos conhecerem as obras produzidas, que estarão em exposição na biblioteca nas próximas semanas. Uma oportunidade única de mergulhar na história e na arte das mulheres que fizeram e fazem parte do tecido cultural da Amazônia.