No dia 19 de dezembro, a Usina da Paz realizou uma programação especial de Natal, marcada por diversas apresentações culturais que celebraram o talento e a diversidade artística desenvolvida ao longo do ano. O público prestigiou apresentações de dança, como balé, K-pop e carimbó, além de performances musicais, todas resultado dos cursos ofertados pela Usina durante o ano.
A biblioteca integrou a programação com a apresentação de um teatro de sombras, encenado pelo grupo de teatro amador LeiturAmar, formado por servidores, estagiários e membros da comunidade que fazem parte do cotidiano da biblioteca. A peça, elaborada pela própria equipe da biblioteca, contou a história do nascimento de Jesus, narrada de forma poética e simbólica por meio das sombras.
A narração ficou a cargo da bibliotecária Élyda Barbara, enquanto a iluminação foi conduzida pela bibliotecária Ana Priscila. Os estagiários Yuri Barreto, Cristina dos Santos e Kaio Vidal interpretaram os Três Reis Magos, as crianças e adolescentes da comunidade fizeram parte do elenco, o Kauã Miguel como José, Jhuly como Maria e Vitor Gaia como Anjo Gabriel. Além de atuar, o estagiário Kaio Vidal emocionou o público ao cantar “Ave Maria” de Schubert a capela e tocar flauta. O momento musical contou ainda com a participação especial de Esther Priscila, frequentadora assídua da biblioteca, que interpretou as canções “Noite Feliz” e “Vem que Está Chegando o Natal”.
A apresentação foi um momento lindo, simbólico e emocionante, reforçando o papel da biblioteca como espaço de cultura, arte, convivência e construção coletiva, especialmente em uma data tão significativa como o Natal.







