Usina da Paz realiza atividades em alusão ao Dia do Folclore com foco nas lendas amazônicas

Canaã dos Carajás, agosto de 2025 – Em celebração ao Dia do Folclore, a Usina da Paz de Canaã dos Carajás promoveu, nos dias 20 e 22 de agosto, uma programação especial voltada ao público infantil, destacando personagens e símbolos da cultura amazônica. As atividades foram coordenadas pela equipe da Fundação Cultural do Pará (FCP) e tiveram como objetivo valorizar as tradições e mitos regionais de forma criativa e educativa.
Na manhã do dia 20 de agosto, as crianças participaram de uma atividade em alusão ao folclore com foco no Curupira, personagem central das florestas brasileiras e símbolo de proteção da natureza. A proposta foi recriar, por meio de desenhos, a logomarca da COP 30, relacionando a figura do Curupira com a importância da preservação ambiental e do protagonismo da Amazônia no cenário global.
Já na tarde do dia 22 de agosto, os pequenos aceitaram um novo desafio: ilustrar dois importantes personagens do imaginário amazônico – o Mapinguari e o Muiraquitã. Os desenhos foram reunidos na produção coletiva de um cartaz com o tema “Lendas Amazônicas”, unindo arte, cultura e identidade regional em uma única obra.
As ações reforçaram o papel da cultura popular como ferramenta de formação cidadã e aproximaram as crianças das riquezas simbólicas da Amazônia, valorizando o saber tradicional de forma lúdica e participativa.