Para celebrar a rica cultura e tradição folclórica brasileira, a Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), organizou uma série de atividades voltadas para o público infantil, entre os dias 27 e 30 de agosto. As atividades, realizadas no espaço da brinquedoteca, foram programadas para as 9h e 16h, e ofereceram uma experiência educativa e lúdica que buscou transmitir o valor do folclore para as novas gerações.

A programação incluiu contação de histórias que deu vida a personagens icônicos do folclore brasileiro, como o Saci-Pererê, a Mula Sem Cabeça e o Curupira. As crianças se encantaram com as aventuras desses seres lendários, conhecendo mais sobre as lendas e tradições que fazem parte da cultura nacional.

Além das histórias, as atividades envolveram jogos educativos, oficinas de pinturas e brincadeiras tradicionais, como amarelinha e roda, que proporcionaram momentos de diversão e socialização. Desenhos temáticos para colorir, com imagens dos personagens do folclore, estimularam a criatividade e ajudaram a fixar o aprendizado de forma interativa.

Fechando cada dia de atividades, a biblioteca se transformou em um mini-cinema, com exibições de filmes e animações que abordam temas folclóricos, reforçando os valores culturais de maneira lúdica e acessível.

A Semana do Folclore na Usina da Paz cumpriu seu papel de integrar educação e cultura, permitindo que as crianças de Canaã dos Carajás aprendessem mais sobre suas raízes culturais de forma divertida e inesquecível.

Servidores responsáveis pela ação: Bibliotecárias: Elivania Sousa e Kristiana Ferreira; Pedagogas: Ana Thais e Nazarita Monteiro; Assistentes Cultural: Ana paula e Lorena Alves; Assistentes administrativo: Kesiane Nazaré e Hesther Sarah; Assistente de informática: Jhonatas Pinheiro.

Compartilhar: