Durante o mês de maio, todas as quartas-feiras, pela parte da manhã, a biblioteca infantil foi palco de uma rica experiência educativa: o estágio em espaços não escolares realizado por nove alunos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A atividade ocorreu sob a supervisão da professora regente da turma e contou com o apoio do Técnico em Gestão Cultural da área de Pedagogia do espaço.
Esse estágio proporcionou um importante momento de troca de saberes, observação da prática educativa em contextos não formais e construção coletiva de projetos interdisciplinares. Após um período de planejamento, os projetos foram desenvolvidos e executados de forma colaborativa, tendo sempre a biblioteca como espaço integrador.
Ao todo, quatro projetos foram realizados, cada um direcionado a um público específico atendido pela Usina: um voltado para o público infantil, com atividades lúdicas e pedagógicas; outro com a turma de hidroginástica, priorizando o bem-estar e a memória afetiva dos participantes; um terceiro com a turma de vôlei, promovendo dinâmicas de grupo; e o quarto com a turma do Pré-Enem, focado em estratégias de estudo e motivação para os exames.
Todos os projetos contaram com o acompanhamento e orientação do técnico em gestão cultural da biblioteca, garantindo a articulação entre teoria e prática e fortalecendo o papel da educação em diferentes espaços sociais. A experiência foi enriquecedora tanto para os estagiários quanto para os participantes das atividades, reforçando o compromisso com a formação docente e a democratização do acesso ao conhecimento.