Em celebração à Semana do Meio Ambiente, a Biblioteca Infantil da Usipaz Cabanagem foi palco de uma atividade especial da SESMA, no dia 05 de junho de 2024, no qual foi apresentado um cinema com tema “Sustentabilidade”. A programação contou com a exibição do filme “Wall-E”, seguido por um debate interativo que envolveu os alunos na reflexão sobre questões ambientais e sociais.

O evento teve início com a exibição do aclamado filme de animação “Wall-E”. A trama se passa em um futuro distante, onde a Terra foi abandonada pela humanidade devido ao acúmulo de lixo e à poluição atmosférica. Os humanos passaram a viver em uma gigantesca nave espacial, deixando robôs encarregados de limpar o planeta. Wall-E, o último desses robôs em funcionamento, continua seu trabalho de compactar o lixo e colecionar objetos curiosos até que um novo robô, Eva, chega ao planeta, mudando a rotina de Wall-E e trazendo novas esperanças. Após a exibição do filme, os alunos foram incentivados a compartilhar suas impressões. A discussão abordou quais personagens, cenas e temas mais os impactaram, proporcionando um espaço para que as crianças expressassem suas emoções e reflexões sobre o filme.

Durante o debate, os participantes exploraram os elementos do filme, como o enredo, os personagens e os cenários. A análise das mensagens e valores transmitidos pela história foi um ponto central da conversa. Os jovens discutiram como o filme reflete a importância da sustentabilidade e da preservação ambiental, relacionando esses conceitos com os conteúdos acadêmicos e sociais que aprendem na escola. A atividade não apenas proporcionou um entretenimento educativo, mas também fomentou a reflexão crítica entre os jovens participantes. Eles foram incentivados a pensar sobre como podem aplicar os valores de sustentabilidade em suas vidas diárias, desde a separação do lixo até a redução do consumo de produtos descartáveis.

Ao final da sessão, ficou claro que o evento atingiu seus objetivos: sensibilizar os jovens sobre a importância da preservação ambiental e estimular um pensamento crítico sobre os desafios que o planeta enfrenta. A Biblioteca Infantil da Usipaz Cabanagem reafirmou seu compromisso com a educação integral, utilizando o cinema como uma poderosa ferramenta para promover a conscientização e o engajamento dos jovens em causas ambientais.