Durante todo o mês de junho, a Biblioteca Adulto da Usipaz Cabanagem promoveu o projeto “CineBook”, um evento que uniu o mundo dos livros ao cinema. Em todas as quintas-feiras, às 9h da manhã e às 15h da tarde, foram realizadas sessões de filmes baseados em obras literárias, com o objetivo de incentivar a leitura e proporcionar uma experiência enriquecedora para o público. Ao todo, foram apresentados quatro filmes, parte deles baseados em livros disponíveis para empréstimo na biblioteca.

Na primeira semana, foi exibido “A Menina que Roubava Livros”, baseado no aclamado livro de Markus Zusak. A história emocionante de Liesel Meminger, contada por uma narradora inesperada, a Morte, encantou os presentes. O filme, ambientado na Alemanha nazista, aborda temas como a perseguição, a resistência e o poder transformador da literatura. Liesel, uma jovem adotada por um casal após a morte de seu irmão, encontra consolo e escape nos livros que furta, lendo sob a orientação de seu pai adotivo. A narrativa, ao mesmo tempo leve e profunda, proporcionou uma reflexão sobre a infância e a crueldade do mundo adulto durante a Segunda Guerra Mundial.

Na segunda semana, foi a vez de “A Culpa é das Estrelas”, baseado no best-seller de John Green. O filme narra a história de Hazel Grace, uma adolescente com câncer, e seu relacionamento com Augustus Waters, um jovem que ela conhece em um grupo de apoio. Juntos, eles exploram o significado da vida e do amor, enquanto lidam com a fragilidade de suas condições. A exibição provocou muitas emoções no público, que se envolveu profundamente com os personagens e suas jornadas.

“Divertida Mente” foi o filme apresentado na terceira semana. Embora não seja diretamente baseado em um livro específico, o filme animado explora de maneira criativa o funcionamento das emoções humanas. A história segue Riley, uma menina de 11 anos, e as emoções que habitam sua mente: Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza. A trama se desenrola quando Alegria e Tristeza se perdem no labirinto de memórias de Riley, causando uma série de mudanças em sua vida. A exibição destacou a importância de todas as emoções e como elas contribuem para a formação da personalidade. A exibição foi escolhida devido à estreia da sequência nos cinemas brasileiros.

O projeto “CineBook” foi encerrado com “O Ódio que Você Semeia”, baseado no livro de Angie Thomas. Este poderoso filme aborda temas de racismo, violência policial e injustiça social. A história segue Starr Carter, uma adolescente que testemunha o assassinato de seu amigo Khalil por um policial. Starr enfrenta pressões e ameaças enquanto luta para levar a verdade sobre o incidente à justiça. A exibição provocou discussões profundas sobre racismo sistêmico e a importância da voz e resistência na busca por justiça. Após a sessão do filme, foi realizada uma roda de conversa onde os participantes discutiram os temas abordados na narrativa. Além disso, foram apresentados dados estatísticos sobre a violência contra a população negra no Brasil, contextualizando a história do filme com a realidade brasileira. Essa atividade promoveu um ambiente de reflexão e debate, incentivando os participantes a compartilhar suas perspectivas e experiências.

O projeto ‘CineBook’ demonstra o poder transformador da literatura e do cinema, proporcionando uma experiência rica e educativa para todos os participantes. Além disso, o projeto reflete o compromisso da Biblioteca Adulto da Usipaz  da Cabanagem em promover a leitura e a cultura. Com filmes que inspiram e educam, o projeto mostrou como a literatura e o cinema podem se complementar e enriquecer a vida dos espectadores.