Mais do que um espaço de livros, a biblioteca da Usina da Paz da Cabanagem se tornou, em abril, um ambiente de cuidado, escuta e troca de saberes. Em parceria com estudantes de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), o local recebeu a oficina Afetividade na Prática Educativa: Acolhimento e Educação para Alunos do Pré-ENEM, iniciativa que reuniu cerca de 24 participantes em uma experiência de aprendizado e reflexão.
A atividade, parte do estágio curricular obrigatório dos futuros pedagogos, teve como foco discutir o papel da afetividade e do acolhimento na jornada de estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) — uma fase marcada por expectativas, cobranças e desafios emocionais.
Durante a oficina, os participantes vivenciaram dinâmicas, rodas de conversa e momentos de reflexão baseados em teorias da educação humanizadora, destacando como o vínculo entre educadores e alunos pode tornar o processo de aprendizagem mais leve, inclusivo e motivador. A proposta reforçou a necessidade de olhar para o estudante como um ser integral, que precisa de apoio não apenas acadêmico, mas também emocional.
A iniciativa reafirmou o papel da biblioteca como um espaço vivo de apoio psicopedagógico, onde é possível construir laços de confiança e diálogo. Para os alunos da Pedagogia, a experiência foi uma oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na universidade, explorando possibilidades de atuação fora do ambiente escolar tradicional.
Mais uma vez, a biblioteca se mostrou aberta a novas formas de aprender e acolher, semeando conhecimento e cuidado lado a lado.