No dia 30 de agosto, a Biblioteca Usipaz Benguí realizou a Gincana do Folclore, em homenagem ao Dia do Folclore. A tarde foi repleta de brincadeiras e desafios, envolvendo crianças, adolescentes e adultos em uma animada competição.

Os participantes foram divididos em três equipes, cada uma batizada com nomes folclóricos: “Os Perêrês”, “As Iaras” e “Os Indígenas”. A gincana começou com uma emocionante caça ao tesouro, onde os personagens folclóricos “fugiram” dos livros, e as equipes tiveram que procurá-los na biblioteca. A equipe que encontrou mais personagens acumulou a maior pontuação, em um momento de muita diversão e entusiasmo.

O próximo desafio foi a montagem de um quebra-cabeça da turma do folclore. As equipes tiveram 5 minutos para completar o quebra-cabeça, e a equipe mais rápida foi a vencedora.

Em seguida, as equipes enfrentaram um caça palavras gigante, onde o objetivo era encontrar os 9 personagens folclóricos o mais rápido possível. A competição continuou acirrada, com todos empenhados em vencer.

O desafio final foi o Jogo da Memória, onde a equipe que encontrou mais pares de cartas conquistou a vitória.

Além das brincadeiras, os participantes tiveram a oportunidade de assistir à apresentação da peça “A Lenda do Açaí”, resultado da Oficina de Iniciação ao Teatro Infantil.

A Gincana do Folclore proporcionou uma tarde com muitos aprendizados de forma lúdica e divertida. As atividades não apenas estimularam o conhecimento sobre a cultura folclórica, mas também promoveram o trabalho em equipe, a criatividade e o espírito de competição saudável entre os participantes.