No último sábado, 12 de julho, realizamos o 2º encontro do Clube do Livro da Biblioteca Usipaz Benguí. A obra escolhida para discussão foi O Último Ancestral, do autor brasileiro Ale Santos — que, inclusive, esteve conosco no ano passado para falar sobre seu trabalho.
Em um futuro distópico e altamente tecnológico, a favela de Obambo, situada na periferia do distrito de Nagast, torna-se o cenário de exclusão social e racial após a ascensão dos Cygens (híbridos de humanos e máquinas) ao poder. Com uma política rígida de segregação, quase toda a população negra é exilada para essa região marginalizada, onde também são proibidos o uso da magia, a prática da fé e o culto aos deuses. A narrativa acompanha a trajetória de Eliah, que, junto de sua irmã mais nova, Hannah, e outros aliados, lutará por seu povo.
Apesar de ambientado em um cenário futurista, o livro traz críticas sociais e dilemas éticos profundamente realistas e atuais. O grupo de leitores se envolveu com a leitura e demonstrou grande interesse pela temática, mesmo sendo um gênero diferente do que costumam ler. Muitos conseguiram estabelecer conexões com suas próprias vivências e refletir sobre as questões apresentadas.
Texto: Ana Priscila Santos / Fotos: Tainara Cardoso e Renan Souza