Em consideração ao Mês da Mulher, a Brinquedoteca da Usipaz Benguí realizou uma atividade de contação de histórias e pintura de flores com as crianças.

O objetivo principal foi valorizar a mulher e sua importância na sociedade, além de homenagear uma personalidade paraense por meio da história escolhida. O livro escolhido pelos servidores da biblioteca foi A festa no Ver-o-Peso: contos da Dona Onete, contado e inspirado nas memórias e vivências da Diva do Carimbó e escrito e adaptado por Josivana de Castro. O livro está disponível para leitura na biblioteca.

Além da homenagem à cantora, a obra foi escolhida por sua representatividade na cultura paraense, pois a história gira em torno do convite que a Garça Namoradeira e o Malandro Urubu fazem às bicharadas para comparecerem à festa da maior feira a céu aberto da América Latina, o Ver-o-Peso, carinhosamente apelidado de Veropa pelos paraenses, que faz aniversário no dia 27 de março – data em que a atividade foi realizada.

As crianças também pintaram desenhos de flores para presentear uma mulher querida em suas vidas, demonstrando carinho, afeto e respeito. Como incentivo à leitura, elas receberam da biblioteca livros de lendas amazônicas, reforçando o compromisso da instituição em disseminar e valorizar a cultura regional.

A atividade lúdica, aliada à contação de histórias, possibilita que essas crianças entrem em contato com suas raízes e aprendam brincando, além de aproximá-las da leitura e contribuir para a ampliação de seu conhecimento.

Texto: Tainara Cardoso / Fotos: Diego Duarte, Ana Priscila Santos e Tainara Cardoso / Vídeo: Ana Priscila Santos

Compartilhar: