Os alunos, seus professores e a bibliotecária da Escola Municipal Walter Leite Caminha realizaram visitas à Biblioteca Usipaz Benguí no mês de outubro. Nos dias 8, 9, 22 e 23 de outubro, as turmas do 4º e 5º ano estiveram na Usina para conhecer a biblioteca e participar de atividades de aprendizagem
Para as turmas do 4º ano, foram desenvolvidas atividades a partir da contação de história do livro A Lenda do Sol, organizado por Rafaela Palmieri. Para desenvolver a interpretação e o entendimento do livro, foi realizado um jogo de charadas em que as crianças faziam mímicas para descobrir os personagens e objetos da história. Também foi proposto que desenhassem sua parte favorita ou criassem um novo final para a história, explorando a expressão artística das turmas.
Nas turmas do 5º ano, a contação de história foi baseada na lenda O Homem que Virava Porco, de Adriana Cruz. As atividades incluíram um jogo de caça-palavras, para encontrar termos relacionados à história, e a criação de tirinhas. Esta última atividade teve como principal objetivo explorar o lado artístico das crianças, propondo que criassem uma história em quadrinhos, de maneira livre, com desenhos, pinturas, ou mesmo corte e colagem.
Além disso, as crianças puderam aproveitar os espaços da biblioteca para ler mangás, HQs e outros livros, além de utilizar os brinquedos e jogos disponíveis na brinquedoteca. Os dois livros utilizados nas contações de histórias fazem parte do acervo da biblioteca e estão disponíveis para empréstimo. Cada criança ganhou um livro com histórias regionais paraenses. Além disso, foi feita uma doação de 59 exemplares de livros para a biblioteca da escola.
Em conversa com a bibliotecária da escola, Jéssica Freitas, ela afirmou: “O Projeto Descobrindo a Biblioteca foi realizado para que as crianças pudessem conhecer outros universos da biblioteca e tudo que ela pode oferecer, não somente na leitura, mas também na parte cultural. Escolher a biblioteca da Usina da Paz do Benguí foi uma forma de levar as crianças da Escola Walter Leite para conhecerem uma biblioteca que está disponível a elas, uma biblioteca pública acessível, com informações, dinâmicas, leitura, brinquedoteca e outros recursos que a biblioteca oferece para a população do bairro do Benguí e arredores. Não apenas para elas, mas para todos que quiserem visitar os espaços. A ideia de levar as crianças até a biblioteca da Usina da Paz foi desvendar esse universo, para conhecerem outras bibliotecas além da biblioteca escolar, como a biblioteca pública, que está perto delas e à qual muitos não têm acesso e conhecimento. Essas visitas foram uma oportunidade para que estivessem presentes nesse espaço, e só temos a agradecer ao corpo docente da Escola Walter Leite, aos professores e alunos pela oportunidade, e à Biblioteca da Usina pela acolhida, que foi tão agradável e importante, marcando esse projeto durante todo o mês de outubro”.
Ao final das visitas, os alunos demonstraram entusiasmo pelo que vivenciaram na Biblioteca Usipaz Benguí. A experiência não só ampliou o conhecimento sobre o mundo literário e cultural, como também despertou o interesse das crianças pela leitura e pela exploração dos recursos oferecidos pela biblioteca pública. O projeto deixou um impacto positivo, tanto no aprendizado quanto na criatividade dos alunos, fortalecendo o vínculo entre a escola e a comunidade.