A Biblioteca da Usipaz Benguí realizou, no dia 24 de abril, a apresentação do Teatro de Fantoches adaptado da história “A garça empoada”, da escritora paraense, pajé e ambientalista Zeneida Lima. A atividade visou homenagear o Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril no Brasil, para valorizar a cultura dos povos originários por meio da arte e da educação.

A adaptação da história foi realizada por Liliane Batista, que também participou da encenação ao lado de Ana Priscila Santos, com a narração feita por Tainara Cardoso. A história transmite ensinamentos valiosos para todos, destacando valores como humildade, respeito, carinho e simplicidade.

O evento contou com a parceria da Coordenadoria Cultural da Usina da Paz, representada pela coordenadora Kedma Castro, e recebeu a visita especial dos alunos da Escola Santa Bárbara, instituição localizada próxima à usina. As crianças do 1º, 2º e 3º ano assistiram atentamente à apresentação, participaram de um divertido quiz sobre os ensinamentos da história e se envolveram em brincadeiras lúdicas ao final da atividade.

Outra parceria foi firmada com a Universidade da Amazônia do Parque Shopping, que distribuiu kits escolares para todas as crianças. A biblioteca complementou a doação oferecendo um livro com histórias amazônicas para cada criança.

Eventos como esse reforçam a importância de parcerias entre instituições comprometidas em beneficiar a comunidade — neste caso, contribuindo para a educação e o desenvolvimento cultural das crianças por meio de narrativas que valorizam a natureza, o imaginário e a arte paraense.

Texto: Tainara Cardoso/ Fotos e vídeos: Lorrany Santana, Felipe Santos e Carolina Modesto

Compartilhar: