Em 04 de maio de 2025, a Usina da Paz do Benguí completará três anos de inauguração e, no dia 03 de maio, houve uma grande comemoração para toda a comunidade do Benguí e redondezas.
A Biblioteca participou desse dia tão especial por meio de apresentação de Teatro de Fantoches, Show de Mágicas e Mesa de RPG (realizado pelo Conecta da Paz).
Contada através do Teatro de Fantoches, a história foi baseada na edição número 01 do HQ A Turma do Pitiú e Xibé, adaptada por Max Saraiva. A atividade foi realizada pelos servidores que atuam na Biblioteca Arthur Viana: Max Saraiva, que interpretou o jacaré Jajá e o Arthurzinho (em homenagem à Bib. Arthur Vianna); Ely Carlos, que atuou como o urubu Pitiú; e a equipe da Bib. do Benguí: Liliane Batista foi a Bibi; a narração foi feita por Tainara Cardoso; e Ana Priscila Santos foi apoio de som e apresentação. Em conjunto, a equipe pôde proporcionar aos usuários uma manhã de lazer e aprendizado. A história busca conscientizar as pessoas sobre a importância de manter cidades e rios limpos, além de tocar no assunto da destinação correta dos resíduos.
Além disso, Ely Carlos, que também é mágico, empolgou os participantes com um show de mágicas que surpreendeu e divertiu, tirando risadas e espantos dos presentes.
À tarde, a Biblioteca recebeu as mesas de RPG por meio do evento Conecta da Paz, além de outros jogos. Quem esteve presente no evento pôde usufruir do espaço da biblioteca, participar dos jogos e se distrair com o entretenimento proporcionado.
Dessa forma, a Biblioteca se configura como um espaço de conhecimento, lazer e troca de experiências, além de proporcionar aos usuários atividades culturais para todas as idades.
Texto: Tainara Cardoso / Imagens: Tainara Cardoso; Marcia Freitas / Edição de vídeo: Ana Priscila Santos