No Espaço Maker da Biblioteca Pública Arthur Vianna, inicia-se um novo processo para inclusão digital de usuários com deficiência visual na cidade.

Neste dia 07 de abril às 10:00 da manhã, iniciou-se uma oficina de uso do programa leitor de tela NVDA, para auxílio a pessoas com deficiência visual e baixa visão no Espaço Maker da Biblioteca Pública Arthur Vianna, 2º Piso da Fundação Cultural do Pará na Avenida Gentil Bittencourt, 650.

A dinâmica é administrada por Thaiane Martins, usuária da Biblioteca e, que desempenha papel fundamental na Fundação Cultural do Pará, na seção Braille da BPAV.

O que é o NVDA?

Logo do programa NonVisual Desktop Acess (NVDA)
Logo do Programa NVDA para leitura de tela para cegos e pessoas com baixa visão.

NVDA, ou NonVisual Desktop Access (Acesso ao Computador Sem Visão) é um programa que permite ao usuário navegar por um computador sem o uso da tela. Dessa forma, é possível inserir o usuário na rede, possibilitando seu desenvolvimento e letramento.

Através de voz sintética, o NVDA permite que usuários cegos ou com deficiência visual possam acessar e interagir com o sistema operacional Windows e vários outros aplicativos.

A oficina vai até dia 28 de maio, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 10:00 da manhã até 12:00.
No momento todas as vagas já foram preenchidas, portanto as inscrições estão encerradas.

Compartilhar: