Celebração dos 154 anos da Biblioteca Pública Arthur Vianna promove cultura e memória
Entre os dias 18 e 25 de março de 2025, a Biblioteca Pública Arthur Vianna, localizada na Fundação Cultural do Pará, celebrou seu 154º aniversário com uma bateria de eventos em uma programação diversificada e enriquecedora, voltada para todas as idades. Os eventos destacaram o papel fundamental da instituição como polo cultural e educacional no estado do Pará.
No dia 18 de março uma roda de conversa reunindo os autores e poetas paraenses Guilherme Pimenta e Rui do Carmo, sob a mediação de Alexandre Rosendo, no Auditório Aloysio Chaves, situado no 3º andar da Biblioteca. Os presentes participaram ativamente do diálogo literário, que ainda contou com sorteios que animaram os participantes.
Já, no dia 25 de março, data oficial do aniversário, a programação se intensificou. Pela manhã, a Seção Infantil promoveu atividades como contação de histórias, a interação musical com a “Dança dos Patinhos”, uma mini oficina de personagens e o teatro de fantoches, apresentando a peça A História do Pitiú e Jajá, encantando as crianças e estimulando a imaginação.
Simultaneamente, ocorreu o workshop “A doação de livros como fator fundamental para a criação e formação do acervo da Biblioteca Pública do Pará”, conduzido pelo historiador Alam Lima no Auditório Aloysio Chaves, no 3º andar da Fundação Cultural do Pará. A atividade mergulhou os participantes no processo de formação do acervo da Biblioteca, destacando as motivações e as contribuições que moldaram a sua rica história.
À tarde, o evento “Diálogos sobre a biblioteca pública: História, avanços e perspectivas” reuniu nomes de destaque, como Valdea Cunha, Paulo Nunes e João de Jesus Paes Loureiro, com mediação de Socorro Baia. A troca de ideias abordou a evolução e o futuro da instituição. No período da noite, o Sarau de Encerramento do Workshop de Leitura Dramatizada trouxe os alunos do curso para uma performance no hall do 3º andar, acompanhados dos instrutores, o cantor Reginaldo Vianna e Alexandre Rosendo, promovendo um emocionante encontro de literatura e arte cênica.
Encerrando as festividades, o evento musical Sonoridades, da Fonoteca Satyro de Mello, apresentou o Mestre de Carimbó Lourival Igarapé, que encantou o público com músicas que exaltam a cultura paraense, consolidando a celebração como um marco de valorização das tradições locais.
Ao longo de toda a celebração, entre os dias 17 e 31 de março, a exposição “Memórias da Biblioteca Arthur Vianna” ficou aberta ao público. A mostra exibiu livros de coleções importantes e artigos originais de jornais datados de março de 1871 e quadrinhos raros disponíveis no acervo da biblioteca, transportando os visitantes ao passado e reforçando o seu legado histórico.
Com uma programação diversificada e inclusiva, a celebração dos 154 anos da Biblioteca Pública Arthur Vianna reafirmou sua relevância como um espaço de aprendizado, preservação da cultura e convivência. Um aniversário digno de uma instituição que continua a fazer história.