Neste sábado, dia 28 de junho, no auditório Aloysio Chaves, localizado no 3º pavimento da Fundação Cultural do Pará, ocorreu a terceira edição do Encontro do Sistema de Bibliotecas da FCP.
Com seu foco na integração das equipes e no compartilhamento de experiências e dados referentes ao período de 2024 ao primeiro semestre do ano, o Encontro abordou diversas temáticas envolvendo as Setoriais, Bibliotecas UsiPaz, a Biblioteca Pública Arthur Vianna e as atividades desenvolvidas durante o período, como dinâmicas, cursos, oficinas, exposições, além de programações e outros eventos que engajam o público.
A abertura do evento contou com a presença da Diretora da DLI – Diretoria de Leitura e Informação, Suzana Tota da Silva, da Coordenadora da Biblioteca Pública Arthur Vianna, Socorro Baia, assim como do Gerente das Bibliotecas UsiPaz, Waldinei Romano de Souza. Todos destacaram a importância das bibliotecas como intermediadoras do conhecimento e centros de cultura para a comunidade.
Destacou-se a apresentação da BPAV, das Bibliotecas Setoriais e Bibliotecas UsiPaz, e a apresentação de suas respectivas equipes. A iniciativa proporcionou uma visão esclarecedora sobre as atividades desenvolvidas nas bibliotecas em seu dia a dia. Seu início decorreu da apresentação das atividades realizadas pelas Bibliotecas UsiPaz ao longo do período de junho de 2024 a maio de 2025, e uma visão sobre o futuro, divulgada a partir do planejamento para o ano de 2025.
Outro ponto relevante foi a palestra motivacional proferida pelo psicólogo da Fundação, Francisco Aires Neto, relevando a necessidade de bem estar, e a realização pessoal de todos. A conversa final abordou temas como o Relatório de Atividades e Eventos (RAE), o controle de frequência e o Sistema Pergamum, visando otimizar os processos internos e proporcionar com eficiência atendimento à comunidade.
O III Encontro do Sistema de Bibliotecas da FCP foi um sucesso, por promover a integração entre equipes, o compartilhamento de experiências assim como o fortalecimento do compromisso das bibliotecas como fontes e agentes de transformação sociocultural no Estado.