Um verdadeiro exemplo de como a magia dos livros pode transformar vidas e construir pontes para um futuro repleto de imaginação e conhecimento.
Na tarde desta terça-feira, a seção Infantil da Biblioteca Pública Arthur Vianna (BPAV), localizada no 3º andar da Fundação Cultural do Pará, foi palco de um evento que trouxe alegria, aprendizado e muita criatividade para os pequenos participantes. A atividade, intitulada “Girândola de Histórias”, reuniu estudantes integrantes dos Projetos Sociais da Basílica Santuário de Nazaré (ProNaza) em uma experiência imersiva no universo da literatura.
O destaque do evento foi a leitura e dramatização com fantoches da obra “Uerê: O pequeno guerreiro pauxis”, escrita por Bella P. de Souza. A história, que narra as aventuras de Uerê em meio à cultura e às tradições amazônicas, serviu como um poderoso instrumento de conexão entre as crianças e suas raízes culturais.
Com entusiasmo, foi dada vida aos personagens do livro através dos fantoches, demonstrando criatividade e capacidade de expressão para se conectar com as crianças. A atividade não apenas proporcionou momentos de diversão, mas também incentivou o hábito da leitura, o fortalecimento do vínculo com a rica literatura da região, assim como um celebrou em conjunto o Dia dos Povos Indígenas.
Valorizando a cultura e promovendo a educação, a Girândola de Histórias reforçou o papel da BPAV como um espaço de inclusão, aprendizagem e encantamento. O evento demonstrou o impacto positivo de ações que integram cultura e educação, promovendo o desenvolvimento pessoal e social de crianças e jovens.